terça-feira, dezembro 27, 2005

Provérbios = Discriminação!!

“Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar”; sempre com discriminações estes provérbios portugueses. Mas será que o outro pássaro não tem o mesmo direito daquele que foi apanhado?
Foi nisto que reparei quando me disseram qualquer coisa como: “em Abril águas mil”, porquê em Abril? Os outros meses não têm direito? Fico deveras revoltado, que diáxo. “Quem não tem cão caça com gato”, e o periquito? Não pode ajudar na caça? Aliás, após um recente estudo, (que eu próprio me dignei a realizar), foi descoberto, por mim mesmo, que os pássaros têm mais facilidade de descobrir a presa do que os cães, ora vejam:
- Os cães correm; os pássaros voam;
- Os cães ladram; os pássaros cantam (o que pode ser útil para não afugentar a presa no caso de ainda se encontrar viva);
- (… e eu tinha muito mais vantagens, mas perdi o papel onde isso estava escrito.)
E em relação aos gatos nem vale a pena falar, porque os gatos são animais muito manhosos.
Mas tudo isto para revelar a discriminação existente nos provérbios portugueses, porque nós os portugueses somos um povo muito discriminador. Se não vejamos; “quem procura acha”, e quem não procura não pode achar? Aliás; (recordo aqui que é a segunda vez que digo “aliás”, uma palavra digna da minha atenção, pela conjugação de “ali”; nome árabe, os quais respeito muito; e do “ás”, porque eu gosto muito de jogar às cartas.); enfim… onde é que eu ia? Sim… aliás muitas vezes aquele que não procura encontra mais rápido que aqueles que o fazem, porque “quanto mais depressa mais devagar”… enfim… provérbios!