terça-feira, março 27, 2007

Grande (Programa) Português

Xiii...

E o vencedor d'Os Grandes Portugueses é:

(suspense)

- ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR!!

Nem eu tenho a menor dúvida.
Melhor que isso é a forma como trataram o programa - de salientar a cultura que este programa transmitiu a todos nós (sim, estou a ser sarcástico). Parecia uma campanha eleitoral, em que os representantes de cada partido eram, de facto, fantásticos.
Não querendo ser imparcial, já o sendo, aquele que mais me fascinou foi o defensor de Álvaro Cunhal... como se chamava mesmo aquele homem de cabelo vermelho? Hã, não era um homem? Desculpem, fui influenciado pela roupa, claro, claro que não era um homem, aquela forma de falar tão feminina era deveras esclarecedora. Mas como ia a dizer, esse, ou essa, foi de facto o meu favorito.

Bom, senti-me realizado por ver Salazar a vencer umas eleições democratas, o que demonstra uma versatilidade enorme, digna de um Grande Português.
Os outros candidatos também eram de grande nome, foram eles o Vasco da Gama, O Infante D.Henriques, o Marquês de Pombal, o coisito, o Camões, o Pessoa, ainda estão a faltar dois não é? Um tal João e um Afonso... hahaha, Afonso... desculpem mas este nome tem piada.

Para finalizar, quero dizer que o respeito por estas figuras da nossa História subiu consideravelmente. Principalmente quando ouvi chamar o Pessoa de imitador, o João de Assassino, o Camões de... vá este não tem desculpa, o Cunhal de "homem demasiadamente honesto" (que comentário tão honesto), o Marquês de Pombal de fazer um pacto com o diabo... enfim, comentários que nos deram um visão diferente dos manuais de história e que tornaram os portugueses muuuuuito mais cultos.